top of page

PRETOS GANHANDO
DINHEIRO INCOMODA DEMAIS 

Cliente:

Oloko Records

O desafio

O SOMA+ é um projeto educacional desenvolvido para expandir o conhecimento jovens negros e indígenas, periféricos. Para encerrar o ciclo de 2022, sete alunos de diferentes regiões do Brasil se juntaram ao time AKQA, Coala, Oloko Records, Gana e MOOC para produzir o clipe da música Pretos Ganhando Dinheiro Incomoda Demais do rapper Criolo. O projeto também tinha o papel de divulgar as inscrições do SOMA+ 2023. 

Tree_of_Wealth-velocity_team.webp
2022-12-07-PGDED-CRIOLO-BY-TAMARA-DOS-SANTOS-media-5--scaled.jpeg
A estratégia

O imaginário coletivo sempre associou preto e dinheiro como palavras rivais, impossíveis de serem conectadas, mas basta revisitar a história para perceber que a prosperidade para povo preto brasileiro é ancestral.  Assim surge a campanha “ A árvore da riqueza” em que construímos uma nova narrativa de abundância e riqueza, resgatando figuras ancestrais da diáspora e do Brasil.  

A ideia

O videoclipe conta a fábula da árvore da riqueza, ao plantar a moeda cresce uma árvore que simboliza o ciclo de abundância protegido pelos nossos ancestrais. A árvore da riqueza ganhou vida e esteve disponível para o alcance de todos em um webapp trazendo frutos reais, como cursos gratuitos, conteúdos exclusivos e descontos em livros.

O processo
Tree_of_Wealth-criolo_velocity.webp
Tree_of_Wealth-velocity_team02.webp

Os alunos SOMA+ precisavam ser os verdadeiros protagonistas desta jornada, desfrutando de uma experiência prática de como é produzir uma campanha. Para isso, realizamos sprints criativos para aprofundar no problema e encontrar territórios, contando com a participação de parceiros, especialistas e até mesmo terapeutas corporais. O lançamento do projeto aconteceu em um evento com experiência imersiva realizado na AKQA, que contou com presença de Criolo, Mano Brown, Nego Bala e Samba de Dandara. 

O legado

+100 pessoas no evento de lançamento do clipe 
+ 2 mil inscrições no Soma+2023
+100 mil visualizações no Youtube 

bottom of page